terça-feira, 23 de agosto de 2011

Programa de 2011.2


UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
INSTITUTO DE HUMANIDADES, ARTES E CIÊNCIAS PROFESSOR MILTON SANTOS - IHAC
PROGRAMA DO COMPONENTE CURRICULAR DE ESTUDOS DAS SUBJETIVIDADES – HACA77-  2011.2
PROFESSOR LEANDRO COLLING
Tirocínio docente orientado: Cíntia Guedes


Ementa: Conceitos de subjetividade. Subjetividade e identidade. Subjetividade e pensamento moderno. Subjetividade e intersubjetividade. Subjetividade e individualismo. Dispositivos de construção da subjetividade e da individualidade. Subjetividade moderna e processos de subjetivação no contemporâneo.

Objetivos gerais: Oferecer um panorama de alguns dos estudos sobre a subjetividade, em especial os que possuem interface com a cultura e a análise da sociedade contemporânea, com ênfase nas diversas manifestações do mal estar na atualidade. Estudar os processos de subjetivação e as relações de poder que permeiam a construção das subjetividades.

Objetivos específicos: oferecer ao aluno mais um referencial teórico para a análise da sociedade contemporânea, em especial para compreender o âmbito da cultura; introduzir os alunos nos estudos das subjetividades, destacando o potencial desses estudos para a compreensão dos problemas do mundo contemporâneo; refletir sobre os processos de subjetivação na atualidade e de como é possível intervir nesses processos.


Conteúdo programático:

1.      O que é subjetividade
Como entender a sociedade através dos estudos da subjetividade
O papel da sociedade na formação das subjetividades
A subjetividade e a formação das identidades
Processo social, crise, mudança e produção de subjetividade

2.     A civilização e a formação dos modernos processos de subjetivação
Freud e o mal-estar na civilização
As causas de nossas infelicidades
Os complexos
A cultura e a subjetividade na modernidade

3.      O mal-estar na atualidade e seus sintomas
O uso das drogas
A violência e as variadas formas de insegurança
O individualismo, consumismo e presenteísmo
A crise das identidades

4.      Enfrentando os dispositivos de construção das subjetividades
O cuidado de si ou como escapar dos dispositivos
A vida como obra de arte
As identidades em devir
Do Édipo ao Anti-Édipo

Metodologia: discussão de textos e livros, apresentação e discussão de filmes, contos,  documentários, entrevistas e palestras em vídeo, realização de pequenos seminários, aulas expositivas e dialogadas.

Formas de avaliação: participação em sala de aula, produção de roteiros de leitura e trabalhos em dupla sobre algum mal-estar da atualidade. 


Bibliografia básica (leitura obrigatória):

BIRMAN, Joel.  Lei, culpa e confissão e Desconstrução da filosofia do sujeito. In: Entre cuidado e saber de si: sobre Foucault e a psicanálise. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2000, p. 65 a 70 e 79 a 90.
DELEUZE, Gilles. Entrevista sobre O anti-édipo. In: Conversações. São Paulo: Editora 34, 1992, p. 23 a 36.
DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Félix. Psicanálise e familiarismo: a sagrada família. In: O anti-édipo. Capitalismo e esquizofrenia 1. Lisboa: Assírio & Alvim, 2004, p. 53 a 78.
FOUCAULT, Michel. A cultura de si. In: História da sexualidade – o cuidado de si. Rio de Janeiro: Graal, 1985, p. 43 a 74.
FREUD, Sigmund. O mal-estar na cultura. Porto Alegre: L&PM Editores, 2010 ou FREUD, Sigmund. O mal-estar na civilização. In: Obras completas volume XXI. Rio de Janeiro: Imago, 1988.
______. A dissolução do Complexo de Édipo. In: Obras completas volume 16: O eu e o id, “autobiografia” e outros textos (1923-1925); tradução Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2011, p. 203 a 213.
MIRANDA, Luciana Lobo. Subjetividade: a (dês) construção de um conceito. In: SOUZA, Solange Jobim e (org.). Subjetividade em questão: a infância como crítica da cultura. Rio de Janeiro: Sete Letras, 2005, p. 29 a 46.
SAROLDI, Nina. O mal-estar melhorou? A pertinência do livro hoje. In: O mal-estar na civilização. As obrigações do desejo na era da globalização. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011, p. 127 a 158.


Bibliografia complementar
BARBERO, Graciela Haydée. Homossexualidade e pervesão na psicanálise: uma resposta aos gay e lesbian studies. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005.
BIRMAN, Joel.  As pulsões e seus destinos: do corporal ao psíquico. Civilização Brasileira, 2009.
______. Mal-estar na atualidade. A psicanálise e as novas formas de subjetivação. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2007, p. 231 a 250.
______. Cadernos sobre o mal. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009, p 191 a 208.
BRENNAN, Teresa. Para além do falo: uma crítica a Lacan do ponto de vista da mulher. Rio de Janeiro: Record/Rosa dos Ventos, 1997.
BUTLER, Judith. Problemas de gênero. Feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 2003.
COSTA, Teresinha. Édipo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2010.
CUNHA, Eduardo Leal. Indivíduo singular plural – a identidade em questão. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2009.
FREUD, Sigmund. Três ensaios sobre a teoria da sexualidade. In: Obras completas, volume VII, Rio de Janeiro: Imago, 1996, p. 119 a 229.
______. O futuro de uma ilusão. Porto Alegre: L&PM, 2010.
FRIDMAN, Luis Carlos. Vertigens pós-modernas. Configurações institucionais contemporâneas. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2000, p. 63 a 89.
FUKS, Betty B. Freud & a culturaRio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2007.
GOLDMAN, Márcio. Objetivação e subjetivação no último Foucault. In: ____. Alguma antropologia. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1999.
LACAN, Jacques. Nomes-do-pai. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005.
MOTA, Manoel Barros (org.) Foucault: Ética, sexualidade e política. Ditos e Escritos V. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004.
NETO, Oswaldo França. Freud e a sublimação. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007.
ORTEGA, Francisco. Amizade e estética da existência em Foucault. Rio de Janeiro: Graal, 1999
PEIXOTO Jr. Carlos Augusto. Singularidade e subjetivação. Ensaios sobre clínica e cultura. Rio de Janeiro, Editora 7 Letras/PUC Rio, 2008.
QUIROGA, Ana Panpliega. Crisis, processos sociales, sujeito e grupo: desarrollos en Psicologia Social a partir do pensamento de Enrique Pichon-Rivière. Buenos Aires: Ediciones Cinco, 1998.
REVEL, Judith. Diccionario Foucault. Buenos Aires: Nueva Visión, 2009.
SAFATLE, Vladimir. Lacan. São Paulo: Publifolha, 2007.
ROLNIK, Suely. Toxicômanos de identidade - subjetividade em tempos de globalização. In: LINS, Daniel. Cultura e subjetividade. Campinas: ed. Papirus, 1997.
STRATHERN, Paul. Foucault em 90 minutos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2003.
WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: DA SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2007, p. 7 a 72.

Nenhum comentário:

Postar um comentário