terça-feira, 23 de agosto de 2011

cronograma das aulas de 2011.2


CRONOGRAMA DE ATIVIDADES DE ESTUDOS DA SUBJETIVIDADE
TURMA QUARTA-FEIRA

AGOSTO
17 - apresentação do componente e exibição da palestra de Joel Birman sobre novas formas de subjetivação no mundo contemporâneo.
24 - conceitos centrais dos estudos das subjetividades
31 – Cíntia e/ou Giba- Discussão do texto A dissolução do Complexo de Édipo, de Freud (p. 203 a 213).

SETEMBRO
7 – FERIADO
14 - Discussão dos capítulos I a IV do livro O mal-estar na cultura, de Freud
21 - Discussão dos capítulos V a VIII do livro O mal-estar na cultura, de Freud
28 - Discussão do texto O mal-estar melhorou? A pertinência do livro hoje, de Nina Saroldi (127 a 157).

OUTUBRO
5 – Cíntia e/ou Giba - Discussão dos textos Lei, culpa e confissão (p. 65 a 70) e Desconstrução da filosofia do sujeito (79 a 90), de Joel Birman.
12 – FERIADO
19 - Discussão do texto A cultura de si, de Foucault (p. 43 a 74).
26 – Cíntia e/ou Giba - Discussão do texto Subjetividade: a (des) construção de um conceito, de Luciana Miranda.

NOVEMBRO
2 – feriado
9 – Orientações dos trabalhos (atividade não será realizada em sala de aula em função do ACTA)
16 – Discussão do texto Entrevista sobre O anti-édipo, com Deleuze e Guattari (p. 23 a 36).
23 – Discussão do texto Psicanálise e familiarismo: a sagrada família, de Deleuze e Guatarri (p. 53 a 78).
30 – Entrega e apresentação dos trabalhos

DEZEMBRO
7 – Entrega das notas e avaliação do semestre


TURMA SEXTA-FEIRA

AGOSTO
19 – apresentação do componente e exibição da palestra de Joel Birman sobre novas formas de subjetivação no mundo contemporâneo
26 - conceitos centrais dos estudos das subjetividades

SETEMBRO
2 – Discussão do texto A dissolução do Complexo de Édipo, de Freud (p. 203 a 213).
9 – Discussão dos capítulos I a IV do livro O mal-estar na cultura, de Freud
16 – Discussão dos capítulos V a VIII do livro O mal-estar na cultura, de Freud
23 – Cíntia e/ou Giba - Discussão do texto O mal-estar melhorou? A pertinência do livro hoje, de Nina Saroldi (127 a 157).
30 – Discussão dos textos Lei, culpa e confissão (p. 65 a 70) e Desconstrução da filosofia do sujeito (79 a 90), de Joel Birman

OUTUBRO
7 – Discussão do texto A cultura de si, de Foucault (p. 43 a 74).
14 - Discussão do texto Subjetividade: a (des) construção de um conceito, de Luciana Miranda.
21 - Discussão do texto Entrevista sobre O anti-édipo, com Deleuze e Guattari (p. 23 a 36).
28 – Cíntia e/ou Giba – Orientação dos trabalhos

NOVEMBRO
4 - Discussão do texto Psicanálise e familiarismo: a sagrada família, de Deleuze e Guatarri (p. 53 a 78).
11 – Orientação dos trabalhos ((atividade não será realizada em sala de aula em função do ACTA)
18 – Entrega e apresentação dos trabalhos
25 - Entrega e apresentação dos trabalhos

DEZEMBRO
9 – Entrega das notas e avaliação do semestre


Formas de avaliação:
Primeira nota: entrega de roteiros de leitura no início da aula em que discutiremos os textos de leitura obrigatória. Aluno pode escolher sete dos nove textos. Cada roteiro vale até um ponto, o que somará 7 pontos. Ou demais 3 pontos poderão ser conquistados pela participação em sala (presença, debate, sugestões e análises de casos à luz das reflexões teóricas). O roteiro consiste em um texto de formato livre, de até duas laudas, que deve conter as cinco principais ideias defendidas pelo autor de cada texto.

Segunda nota: elaboração e execução de um projeto de pesquisa que trate sobre algum mal-estar da atualidade. A pesquisa precisa identificar e analisar o problema e pensar em como ele poderia ser solucionado, sempre à luz dos textos discutidos durante o semestre.  Projeto vale até 2 pontos e o texto com o resultado final da pesquisa vale até 8 pontos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário