terça-feira, 31 de março de 2015

QUESTÕES DA PRIMEIRA AVALIAÇÃO

Olá pessoas

Eis as duas questões da primeira avaliação, sobre o bloco freudiano.

Para a turma de segunda-feira, a avaliação irá ocorrer no dia 6 de abril.

Já para a turma de quinta-feira, dia 16 de abril (na quinta-feira santa não teremos aula)

QUESTÃO 1

No prefácio da edição L&PM Pocket ( http://goo.gl/dqXR5z ) do livro “O mal-estar na cultura” o professor Márcio Seligman-Silva afirma: “Nossa cultura é descrita por Freud como geradora de uma enorme culpa, na medida em que seu componente erótico direciona nossa sociedade no sentido de construir uma massa coesa de seres humanos. Quanto mais cultura, mais culpa e mais mal-estar”.
Com base nessa afirmação apresente a tese central do livro de Freud e reflita sobre algum caso, de repercussão (regional, nacional ou internacional), à luz dessa tese central.

QUESTÃO 2

Sigmund Freud, ao longo do livro “O mal-estar na cultura”, faz uma reflexão sobre o ato de amar e de sua impossibilidade, quando atrelado ao propósito de felicidade. Nos parágrafos finais do 5º (quinto) capítulo desse mesmo livro, Freud faz a seguinte afirmação: “O homem aculturado trocou uma parcela de possibilidades de felicidade por uma parcela de segurança”.
A partir:
- da afirmação de Freud, feita acima;
- do conteúdo da carta escrita pela personagem Lígia (Débora Bloch), na novela global Sete Vidas, (http://goo.gl/cMZ9pp);
- das reflexões sociológicas de Zygmunt Bauman, sobre a natureza das relações afetivas na contemporaneidade (http://migre.me/pfypP);
- do texto de Nina Saroldi, “Terceiro capítulo: O mal-estar melhorou? A pertinência do livro hoje” (http://migre.me/pfyIw)

Reflita sobre o conceito e o objetivo do sentimento de amor, em Freud e na contemporaneidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário