segunda-feira, 1 de junho de 2015

SUSPENSÃO DAS AULAS

Prezadxs, boa tarde!

Decidimos hoje, em sala de aula (Eu, Leandro e demais estudantes), pela suspensão das aulas devido à greve.

Aproveitem o tempo para adensar as leituras e fazer as multiplicações. E, claro, não deixem de participar nas discussões a respeito da greve, pois ela, também, nos diz respeito.

Até breve.

Ramon Fontes

Entrevista de hoje com Butler

Leiam entrevista que Butler concedeu ao jornal de Lisboa

http://www.publico.pt/culturaipsilon/noticia/desfazer-o-genero-e-outras-subversoes-1696991

sábado, 30 de maio de 2015

Aviso sobre a greve

Pessoas queridas

Todas sabem que professorxs e servidorxs entraram em greve na UFBA. Eu, inclusive, votei a favor da greve na assembleia, mas eu gostaria de terminar o semestre primeiro e depois entrar em greve, ok?

Vamos tentar fazer isso, se não der a gente entra em greve. Por isso, por enquanto, fica mantido nosso calendário. Qualquer coisa aviso por aqui.

Leandro


quarta-feira, 27 de maio de 2015

Mais dicas Boswell versus Foucault

Pessoas.

Na turma da quinta, eu levei (e vou levar mais) para a turma as críticas que Foucault recebeu pela "tese" de que não havia o que hoje chamamos de identidade homossexual antes de 1870, quando o termo homossexual foi inventado pelo saber médico.

Assim que saiu História da sexualidade, foi publicado o livro de John Boswell, Cristianismo, tolerância social e homossexualismo (ainda não traduzido em português). Boswell defende que antes de 1870 já existia o que hoje poderíamos chamar de uma cultura homossexual, inclusive com casamentos celebrados pela própria igreja. Foucault elogiou o texto de Boswell em entrevistas, a exemplo da entrevista  Um diálogo sobre os prazeres do sexo (publicado em livro no Brasil, mas não achei na internet para baixar)

Leiam sobre Boswell os seguintes textos:

essa notícia
http://hypescience.com/o-casamento-gay-no-ano-de-100-ac/

esse artigo acadêmico
http://www.uneb.br/enlacandosexualidades/files/2013/06/A-experi%C3%AAncia-sexual-na-Gr%C3%A9cia-antiga-e-o-papel-da-Hist%C3%B3ria-no-discurso-pelo-reconhecimento-de-direitos-aos-homossexuais.pdf


segunda-feira, 25 de maio de 2015

Turma de quintas-feiras: Segunda prova (no dia 11-jun), Enlaçando Sexualidades, e textos

Olá pessoal, como vão?

Sobre a segunda prova: como notado em sala, no dia 4 de junho teremos feriado, por isso vamos fazê-la no dia 11 de junho.

Esta semana, acontece o evento Enlaçando Sexualidades, com o tema Moralidades, Famílias e Fecundidade. A programação está no site: http://www.enlacando.uneb.br/pt/programacao/ . Leandro fará parte de uma mesa sobre Políticas Queer (na sexta-feira), e viviane participará da mesa Moralidades (trans)feministas, famílias e assistencialismos (na quarta-feira), entre várias outras participações. Vejam a programação, tem várias atividades interessantes!

Na última quinta-feira, falei um pouco sobre o texto 'Os usos do erótico', de Audre Lorde. Quem quiser lê-lo, aqui vai o link (que contém outros textos massa dela também; note que o arquivo está em formato de zine): https://we.riseup.net/assets/171382/AUDRE%20LORDE%20COLETANEA-bklt.pdf

Um livro que foi recomendado por um colega também pode ajudar nas leituras de Foucault. O nome é  'Como ler Foucault', de Johanna Oksala (http://www.zahar.com.br/sites/default/files/arquivos/r1319.pdf).

Abraços!
viviane v.

domingo, 24 de maio de 2015

Bloco Deleuze/Guattari

Dicas, vamos ver e ler isso em nosso próximo bloco, além dos textos já apontados no nosso cronograma:

https://www.youtube.com/watch?v=jXi8eNHlSM4

(o link refere-se apenas à primeira parte, as demais partes estão tb na rede)

http://revistacult.uol.com.br/home/2010/03/deleuze-esquizoanalista/



quinta-feira, 21 de maio de 2015

Sobre o trabalho de final do semestre

Como surgiram algumas questões em relação ao relatório final de avaliação do componente, colocamos aqui algumas considerações para ajudar na compreensão do que temos pensado para esta atividade.

Caso ainda haja questões, dúvidas e ideias, não hesitem em entrar em contato. Que esta mensagem traga reflexões e conversas sobre a atividade, para ajudar na elaboração de vocês.

Atenciosamente,
Leandro, Ramon, viviane.

* - * - *
Sobre o relatório de experiência de multiplicação

A ideia básica deste relatório, que deve ter um máximo de dez páginas (em formato livre), é apresentar uma memória ou análise crítica de uma experiência de 'multiplicação' de alguma(s) questão(ões) que trabalhamos durante o semestre. Esta experiência consiste em levar a algum espaço de convívio seu (família, pessoas amigas, galera do baba, etc.) uma ou mais questões que foram trabalhadas durante o componente.

Neste sentido, pensamos que possibilidades ideais incluem: (1) levar uma questão de 'cada bloco' (freudiano, foucaultiano, deleuziano) para os espaços escolhido por vocês, e analisar o que aconteceu, as argumentações que surgiram, os barracos eventuais, etc.; (2) elaborar uma questão mais ampla que trate de questões dos 3 blocos e fazer o mesmo tipo de análise.

Lembrando que este é um trabalho que idealizamos como bastante livre, também. Portanto, caso vocês tenham alguma ideia diferente destas propostas acima -- inclusive sobre a linguagem que desejam utilizar --, podemos conversar a respeito.