terça-feira, 19 de maio de 2015

Turma de quinta-feira: alteração da data da prova sobre Foucault

Olá pessoal,

Como estamos fazendo as provas durante toda a aula, e teremos ainda duas aulas relacionadas a Foucault (a de quinta-feira agora, 21, e a do dia 28), a nossa segunda prova vai acontecer no dia 11 de junho... [data alterada em 25/05/2015: o dia 4 de junho é dia de feriado, por isso a nova remarcação]

As perguntas já estão disponíveis, também:

1. A obra de Foucault pode ser usada para contrapor alguns aspectos da obra de Freud. Cite e explique pelo menos três desses aspectos.

2. Sociedade confessanda, disciplinada, normatizada e sujeitada por vários dispositivos de poder. O que Foucault quer dizer com isso? Como ele chega até essa conclusão? Analise algum caso em específico à luz dessa conclusão e também responda: qual alternativa o autor apresenta para fugirmos, ao menos parcialmente, dessa situação? Dê exemplos.

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Curta "A melhor idade"

Olá pessoal, tudo bem?

Sobre o curta que foi mencionado hoje em sala de aula, "A melhor idade", somente achei um teaser. Vou ver se consigo o curta todo para vermos em sala de aula...

https://www.youtube.com/watch?v=tT4wl_4UuG4

Abraços!
vivi

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Sobre Foucault e a decisão da PUC-SP

Leiam texto de Vladimir Safatle publicado no jornal Folha de S.Paulo de ontem

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/219008-obscurantismo.shtml

terça-feira, 12 de maio de 2015

Dica de leitura - texto Leandro

Pessoas, na última segunda, depois de discutir Foucault e as implicações políticas dos estudos das singularidades/diferenças, esbocei alguns comentários sobre políticas pós-identitárias versus identitárias. Não deu tempo para refletir com calma sobre o tema, mas aqui vocês encontram uma reflexão recente minha sobre o que estávamos tratando:

http://www.contemporanea.ufscar.br/index.php/contemporanea/article/view/149

beijos

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Questões da segunda avaliação

1. A obra de Foucault pode ser usada para contrapor alguns aspectos da obra de Freud. Cite e explique pelo menos três desses aspectos.

2. Sociedade confessanda, disciplinada, normatizada e sujeitada por vários dispositivos de poder. O que Foucault quer dizer com isso? Como ele chega até essa conclusão? Analise algum caso em específico à luz dessa conclusão e também responda: qual alternativa o autor apresenta para fugirmos, ao menos parcialmente, dessa situação? Dê exemplos. 

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Texto de dom Murilo, Divaldo Franco, respostas de Leandro, e doc :)

- Postando os textos, discutidos nesta quinta, relativos à 'teoria de gênero' de dom Murilo Krieger:

Texto do dom: http://atarde.uol.com.br/opiniao/noticias/a-teoria-do-genero-1623793

Resposta de Leandro: http://atarde.uol.com.br/opiniao/noticias/a-teoria-de-genero-nada-inocente-de-d-murilo-1623792

- E o texto de Divaldo Franco (só não consegui encontrar a resposta de Leandro):
http://180graus.com/espirita/texto-de-divaldo-pereira-franco-sobre-sexo-e-consciencia

- Sugestão de documentário feita por Leandro, 'Arquitetura da Destruição':
https://www.youtube.com/watch?v=IBqGThx2Mas

Cronograma e Textos em pdf (repostando informações)

Olá, gente!

Estou repostando, aqui, os cronogramas para as duas turmas de Subjetividades (não encontrei uma forma de fixar a publicação no blog, por isso refaço o post):

. Segundas-feiras à tarde: http://bit.ly/1Ka5jqa
. Quintas-feiras à noite: http://bit.ly/1EaEBdu

Atenção para a turma de segundas-feiras! A segunda avaliação, sobre o bloco foucaultiano, será realizada no dia 18/05, e não mais no dia 11/05.

Também deixo novamente o link para a pasta do Dropbox onde estão os textos em pdf para diálogo. Nele, estão os textos de leitura obrigatória, e na pasta 'Mais perspectivas' estão os textos complementares: http://bit.ly/1aJdvxF.

Atenciosamente,
Leandro, Ramon, vivi